Madalena Bensusan

«Madalena Bensusan nasceu na cidade de Lisboa em 1964.

A sua dedicação ao LIVRO e à LEITURA começou ainda era estudante. Uma vez acabado o liceu, entregou-se de corpo e alma ao mundo das livrarias, procurando cada vez mais formação nesta área, tirando para isso o curso de livreiros promovido pela APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros). Continuou o seu trajeto livreiro passando por grandes livrarias na cidade das 7 colinas (Lisboa), abraçando e desenvolvendo projetos que tinham por base a divulgação do LIVRO e da LEITURA, numa tentativa contínua de que o LIVRO e a LEITURA façam parte de cada um de nós.

Um dia, olhando para o Rio Tejo, imaginou pequenas criaturas sobre as rochas, adaptando as suas formas a cada uma delas, em busca da posição ideal para a LEITURA. E assim nasceram as "Pedras de Leitor".

Hoje, os pequenos leitores saltam para telas coloridas e, sempre com a mesma energia, procuram alcançar o seu objecto preferido -- o LIVRO!

É urgente e necessário que todos façamos uma "CORRIDA AO LIVRO".»

- in Pedras de leitor

Vi este trabalho pela primeira vez, há largos anos, na livraria Barata, quando ainda estudava na Escola Secundária Dona Filipa de Lencastre. A minha mãe inclusivamente, ofereceu-me uma peça, que durante muito tempo teve lugar de destaque nas estantes dos meus livros.

O trabalho original de Madalena Bensusan, reflecte a dedicação e gosto de Madalena, pela leitura e pelo ambiente livreiro, e o resultado é este: qualquer uma das suas peças fica muitíssimo bem numa estante com livros.

Mariana Vidigal
"Pedras de leitor" em Lisboa